SMART CITY

A idéia de smart city implica ainda na confiança sobre a capacidade da tecnologia de melhorar o progresso do homem, garantindo-lhe um alto nível de bem estar, a eficiência na organização da sociedade na qual ele vive, e um elevando grau de desenvolvimento.
A smart city oferece varias oportunidades para as políticas públicas e as atividades das empresas dos vários setores onde é aplicável a metodologia smart, para um desenvolvimento urbano sustentável.
O conceito de smart city inclui, entre outros, os seguintes âmbitos: energias renováveis – eco-efficiency – transportes e mobilidade urbana (de pessoas e mercadorias) – construção eco-sustentável – utilização da information technology (IT) – governance e melhoramento da eficiência da administração pública – políticas educacionais.
Eventos sobre Smart City:
Seminário The Use of Cars in the City
A mobilidade urbana é debatida em Curitiba nos dias 9 e 10 de abril de 2015, durante o seminário internacional “Uso do Automóvel na Cidade”. Nesta oportunidade, um dos palestrantes é o Conselheiro da Câmara Italiana de Santa Catarina, Prof. Paolo Bertaccini, da Territoria de Milão.
Fórum Smart City e Inovação
A Câmara Italiana de Comércio e Indústria em parceria com a ACIF, o Centro de Estudos e Consultoria TERRITORIA (em colaboração com Università Cattolica – Milano), o ÁgoraLab, laboratório internacional multi-institucional e o Departamento de Engenharia de Gestão do Conhecimento da UFSC, realizaram, no dia 3 de dezembro de 2014 em Florianópolis (SC), o workshop “SMART CITY E INOVAÇÃO – Teoria e Aplicação da Green Economy no Desenvolvimento Urbano”.