30º Encontro Catarinense de Hoteleiros (09 – 11 agosto)
Organizado pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH-SC, o evento chega a sua 30ª edição, reunindo mais de 50 palestrantes em torno de discussões e debates que visam a qualificação, capacitação e atualização de toda cadeia produtiva do turismo.
No Encontro Catarinense de Hoteleiros, que ocorreu, no CentroSul, em Florianópolis, autoridades se reuniram para discutir o futuro do turismo no sul do Brasil.
Entre os presentes estavam Vinicius Lummertz – Presidente da Embratur, os diretores-presidentes da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis dos três estados do sul do país, Leonel Pavan – Secretário de Turismo, Cultura e Esporte do Estado de Santa Catarina e Rogério Siqueira – Diretor-presidente do Beto Carrero World e Presidente do Conselho Estadual de Turismo de Santa Catarina.
Foi apresentado o projeto “O Sul é meu destino” que visa a divulgação de uma rota integrada entre Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. A origem da idéia para o projeto “O Sul é meu destino” provavelmente surgiu no Beto Carrero World, já que o fundador do parque sempre defendeu a integração do turismo na região – afirmou o diretor do Beto Carrero.
O presidente da Embratur destacou a qualificação da hotelaria para o crescimento do turismo. Já Magda Bez trouxe os números sobre o ambiente de negócios e a condição que circunscreve o ciclo de vida das empresas e abordou ainda a importância das ações de capacitação de toda a estrutura do setor turístico.
A Exprotel – Feira de Produtos e Serviços para Hotelaria – apresentou novidades, tendências e grande variedade de produtos e serviços para o segmento turístico. Com evidência para as novas tecnologias de software e produtos que primam pelo bem-estar dos hóspedes. A Exprotel, contou com a participação de 43 empresas que encerraram o evento com muitas oportunidades de negócios. Confirmando que é a principal vitrine de negócios da região sul.
Simpósios, painéis e palestras movimentaram as salas do CentroSul, em Florianópolis. Entre eles:
Simpósio de Governança, Manutenção, Recepção Hoteleira – Com intuito de atualizar os colaboradores de hotel, em termos de legislação, procedimentos, qualidade de operação interna.
Novas leis trabalhistas – Analise da nova legislação, que permite uma negociação mais flexível entre colaborador e empregador, em questões lógicas e técnicas.
Cadastur – Sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam na cadeia produtiva do turismo, com o objetivo de criar um banco de dados que vai servir de referência de empreendimentos que atuam diretamente no setor.
O Momento Senac-SC – Onde foram discutidos assuntos que envolvem as oportunidades de qualificação para atuação no mercado e a importância dos indicadores de gestão para os meios de hospedagem.
Esta edição da Encatho & Exprotel 2017 superou todas as expectativas: foram 4.059 pessoas advindas de 10 Estados (Bahia, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo) e 121 municípios, em sua maioria da região sul.