Evento promovido pela Câmara Italiana de Santa Catarina discutiu adoção de ferramentas de transparência nas organizações
Evento organizado pela Câmara Italiana de Comércio e Indústria de Santa Catarina (CCIESC) destacou a importância da adoção de ferramentas de governança corporativa como diferencial para a atração de investimentos e a conquista de mercados no exterior. Fundador da GEP Compliance, procurador do município de Florianópolis e conselheiro de administração certificado pelo IBGC, Bruno Basso afirma que a transparência deixou de ser uma opção e se tornou obrigação para companhias que buscam parceiros internacionais. “Os investidores valorizam cada dia mais as empresas que promovem um ambiente de negócios ético e íntegro”.
Nesse cenário, o compliance deve ser visto como parte da estratégia das empresas e deixa de ser visto apenas como a preocupação com o cumprimento de leis e normas internas. Em vez disso, diz Basso, passa a ser um sistema de gestão de risco corporativo voltado à integridade organizacional.
O webinar “A governança corporativa e o compliance como ferramentas de abertura do mercado internacional” faz parte da Jornada sobre Negócios Internacionais: Itália-Brasil, promovida pela CCIESC. A íntegra da discussão está disponível no YouTube da Câmara Italiana. “Como entidade responsável por estimular negócios e parcerias entre os países, precisamos incentivar que empresas conheçam e utilizem ferramentas de gestão valorizadas pelo mercado internacional”, diz o presidente da CCIESC, Tullo Cavallazzi Filho.