NEWS

Câmara Italiana de Santa Catarina firma termo de cooperação com Instituto Gene e consolida organização conjunta da Missão Padova

A Câmara Italiana tem ampliado suas ações de parceria com organizações de relevância do estado de Santa Catarina

Em 24 de julho, a Câmara Italiana e o Instituto Gene de Blumenau assinaram um acordo de cooperação. De maneira mais ampla, esse acordo está alinhado com os objetivos da CCIESC de fomento à inovação no estado de Santa Catarina, já que o Instituto Gene coordena a gestão do Centro de Inovação Blumenau (CIB). O CIB é um hub de inovação e empreendedorismo ligado à Rede Catarinense de Centros de Inovação, com sede em Blumenau e que atua de forma regional, posto que compreende 11 municípios da região do Vale Europeu. Os municípios são: Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Doutor Pedrinho, Gaspar, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.

Nas palavras do presidente da Câmara Italiana, Tullo Cavallazzi Filho, “Brasil e Itália possuem um grande acordo de cooperação internacional desde 1989. O objetivo daquele acordo bilateral entre as duas nações está refletido em iniciativas como essas tomadas pela Câmara Italiana de Santa Catarina e o Centro de Inovação de Blumenau: fortalecer e aprofundar as tradicionais relações entre os dois países, buscando o desenvolvimento das economias brasileira e italiana por meio do compartilhamento de ciência, tecnologia e experiência dos setores empreendedores dos dois países, notadamente da cidade de Blumenau e do Vale Europeu. O acordo permitirá, ainda, um caminho aberto para que jovens brasileiros e italianos possam interagir com experiência acadêmicas, científicas e de mercado de trabalho”.

Nesse processo, cabe destacar o papel importante da agente de inovação do CIB, Elaise Sestrem, que convidou o presidente da CCIESC para conhecer o CIB, em Blumenau, no início deste ano. Na sequência, em visita à Itália oportunizada com a colaboração da CCIESC, Elaise pôde estar estar reunida com a Câmara de Comércio de Padova (CCIAA). Na ocasião, a agente de inovação conheceu os principais atores do ecossistema de inovação padovano, como o Galileo Visionary DistrictVenicepromex, e UniSmart, que é uma fundação da Università di Padova.

“A cooperação entre o Centro de Inovação Blumenau e a Câmara Italiana nos é de grande valia, pois facilita um diálogo estreito entre o ecossistema de inovação do Vale Europeu com o ecossistema de inovação da Itália, nos abrindo um amplo espectro de oportunidades no contexto de ciência, tecnologia, empreendedorismo e inovação. Representa também um avanço significativo nos nossos trabalhos de ativação da função de internacionalização do CIB”, comenta Elaise Sestrem.

Missão Padova

Entre as primeiras iniciativas conjuntas que marcam a nova etapa da cooperação entre Câmara Italiana de Santa Catarina e Instituto Gene está a organização da Missão Padova, que fica na região do Veneto, na Itália. O objetivo da Missão vai desde o fomento de laços educacionais e técnico-científicos, passando também pelo aprendizado com a indústria, até a facilitação de contatos empresariais profícuos. Tudo isso sem deixar de fora outro elemento essencial: as iniciativas de aproximação institucional ligadas à embaixada brasileira em Roma.

A Missão Padova foi desenhada para abarcar lideranças e representantes da indústria de Santa Catarina; lideranças e representantes de universidades e instituições de Ciência e Tecnologia de Santa Catarina; e lideranças e representantes de entidades de fomento à inovação e ao empreendedorismo.

A missão está prevista para acontecer no mês de outubro e o cronograma de atividades na Itália inclui visita à embaixada de Roma; visita à duas Live Demo Farms; encontros de negócios entre empresários italianos e catarinenses; visita em hubs e atores de inovação padovanos, bem como em instituições de ensino e pesquisa.