NEWS

Câmara Italiana apresenta a comenda “Renato Timm Marins” na Festa della Repubblica Italiana

Com a intenção de homenagear a memória de Renato Marins, que foi presidente e fundador da Câmara Italiana de Comércio e Indústria de Santa Catarina, o Conselho da Câmara criou a comenda “Renato Timm Marins”.

A decisão do Conselho está fundamentada no reconhecimento da relevância do legado de Renato Marins, que é perceptível não apenas na área econômica, mas abrange também aspectos culturais, afetivos e relacionais. Sua contribuição foi parte fundamental para a promoção e construção de laços sólidos entre Santa Catarina e a Itália.

Carregada de simbolismo, a primeira entrega da comenda foi feita à família de Renato Marins, na figura de seus filhos Marcelo Marins e Maicon Marins. A solenidade aconteceu ontem, 18 de junho, numa ocasião especial para a cidade de Florianópolis, que foi a comemoração do Dia da República Italiana.

Tradicionalmente, o Consulado Geral Italiano para os estados de Paraná e Santa Catarina promove em Curitiba a celebração do Dia da República, que é em 2 de junho. Este ano, porém, a capital catarinense passou a compor o calendário de comemorações dessa importante data pela primeira vez. Foi neste contexto que a Câmara Italiana, na figura de seu presidente Tullo Cavallazzi Filho, expressou reconhecimento e gratidão ao legado de Renato Marins.

A Festa da República Italiana em Florianópolis teve como principal atração musical a cantora Mafalda Minozzi, que é reconhecida como embaixadora da música italiana no Brasil. O evento foi prestigiado pela Cônsul Eugenia Berti, além de contar com a presença de autoridades locais, como o prefeito Topázio Neto e o secretário de articulação internacional de Santa Catarina, Juliano Froehner. O público lotou as instalações do Teatro Ademir Rosa, que fica no Centro Integrado de Cultura.

 

Breve histórico sobre Renato Marins:

Nascido na cidade de Caçador, Santa Catarina, o empresário Renato Timm Marins era também cidadão italiano e reconhecido como Cavaliere della Repubblica Italiana. Foi o primeiro presidente da Câmara Italiana de Comércio e Indústria de Santa Catarina, desde sua fundação (2005), e conduziu a entidade por 16 anos. Foi também presidente da Associação Empresarial de Caçador – ACIC e membro da Câmara de Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) em 2009. Além disso, realizou ações de relevância nos ramos da cultura, comércio e indústria italiana no Brasil. Renato Marins faleceu no dia 30 de junho de 2021 e deixou um legado valioso à comunidade italiana no estado de Santa Catarina.

 

Confira abaixo alguns registros da Festa da República Italiana em Florianópolis:

Créditos: Germano Rorato
Créditos: Germano Rorato
Créditos: Germano Rorato
Créditos: Germano Rorato