A Câmara Italiana de Comércio e Indústria de Santa Catarina realizou no dia 06/08 um Webinar, para discutir investimentos em infraestrutura no Brasil, por meio de concessões e parcerias público-privadas. Com o seguinte tema: “Boas práticas do Estado de São Paulo e a nova forma de prover e pensar a infraestrutura”, tendo em vista o programa de próximos investimentos a serem realizados no Brasil.
O evento teve como expositora a subsecretária de Parcerias do Governo do Estado de São Paulo, Dra. Tarcila Reis Jordão, e contou com a participação do Cônsul da Itália em São Paulo, Filippo La Rosa, bem como do Presidente das Câmara Italiana de Comércio de São Paulo e Santa Catarina, Graziano Messana e Tullo Cavallazzi Filho, respectivamente, e do advogado atuante na área de infraestrutura Tiago Jacques.
No evento, o Consul da Itália realçou que o Brasil conta com mais de 1.000 empresas italianas e ressaltou o grande volume de negócios realizados pelos italianos no Brasil em infraestrutura. Reforçou, também, interesse do empresariado italiano em novas oportunidades de investimento privados em ativos públicos no Brasil.
O presidente da Câmara Italiana de SP expôs exemplos das atividades das empresas em matéria de Parcerias Público Privadas na Itália e alguns dos principais pontos de atração de investimentos italianos no Brasil.
A Subsecretária de Parcerias do Governo de São Paulo destacou o protagonismo assumido pelo financiador nos leilões de infraestrutura, trouxe o exemplo da maior concessão rodoviária do país realizada recentemente – Sistema Rodoviário Piracicaba-Panorama (PiPa) – que foi arrematada por um consórcio formado pela gestora Pátria e pelo fundo soberano de Cingapura.
A Dra. Tarcila lembrou ainda que o país conta com elevado amadurecimento institucional e conhecimento técnico, contratual e regulatório, condições por ela reputadas como essenciais para a atração de investimentos internacionais em projetos de infraestrutura.
O sucesso dos leilões de infraestrutura já realizados, e o perfil de investidor que tem participado, indicam que em infraestrutura o Brasil está no caminho certo.
Ainda precisa ser levado em consideração que, atualmente, o Brasil possui o maior programa de concessões do mundo e, por conseqüência, há uma infinidade de negócios e oportunidades para as empresas italianas.